October 31, 2016

Utilização da tabela de ASCII


Apresentamos alguns exemplos da utilização do código ASCII na conversão de imagens:





   





webgrafia:
http://www.glassgiant.com/ascii/

Código Unicode

Código Unicode


Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Publicado no livro The Unicode Standard 1, 2 o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição e ordenação alfabética. 








Webgrafia:

http://www.glassgiant.com/ascii/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode



Tipos de código

Código ASCII


ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é o Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação. Trata-se de um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controlo. Cada código binário possui 8 bits (=1 byte ): 7 bits para o propósito de codificação e 1 bit de paridade (detecção de erro).
A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base. Os sinais não-imprimíveis, conhecidos como caracteres de controlo, são amplamente utilizados em dispositivos de comunicação e afetam o processamento do texto.
                      
                            
                                                         Resultado de imagem para código ascii

Alguns exemplos do código:









Webgrafia:
http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-asc.htm

October 26, 2016

Texto (padrões de codificação)

Olá pessoal!


Iniciámos, hoje, uma nova unidade que se enquadra nos conceitos básicos de multimédia, começando pela primeira unidade, o Texto. Deixamos aqui os nossos novos conhecimentos.









O que são padrões de codificação de caracteres?

Retratam o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. 

Exemplos comuns são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração e também o ASCII que codifica os mesmos grafemas do código Morse.





webgrafia:

http://dfmesteves.blogspot.pt/2012/10/padroes-de-codificacao-de-caracteres.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Codifica%C3%A7%C3%A3o_de_caracteres
http://silvialiliana12b.blogspot.pt/2014/10/padroes-de-codificacao-de-caracteres.html




October 17, 2016

Tipos de Media

Podemos distinguir os tipos de media quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.
Quanto à sua natureza espácio-temporal, podem ser classificados em:

  • Estáticos - representam um grupo de elementos de informação que são independentes do tempo. Alteram apenas a sua dimensão no espaço como, por exemplo, textos, imagens e gráficos.



  • Dinâmicos - referem-se aos tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma reprodução contínua à medida que o tempo passa, como por exemplo o áudio, vídeo e animação.



Quanto à sua origem, podem ser classificados em:

  • Capturados - são aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador como, por exemplo, o vídeo, o áudio e a fotografia.
  • Sintetizados - são aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos como, por exemplo, o texto, o gráfico e a animação.


Quanto aos modos de divulgação, dividem-se em dois:
  • Online
Neste modo de divulgação os conteúdos multimédia estão imediatamente disponíveis. 
A divulgação online pode ser efetuada através de: Rede local, conjunto de redes (World Wide Web) e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco. 
  
  • Offline
A divulgação offline dos conteúdos multimédia é efetuada utilizando suportes de 
armazenamento, normalmente do tipo digital. Sendo assim, os suportes de armazenamento utilizados com mais frequência são do tipo ótico, o CD e o DVD, assim como os suportes de armazenamento semicondutores (por exemplo as pen drives)

.   




webgrafia:
http://photos1.blogger.com/blogger/5108/4076/1600/Nova%20imagem.png
https://esavirtual.wordpress.com/2011/01/21/tipos-de-media/
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipoUeyjsQL5KzsjVCQEnR1w9IoW1d8ExZnJYVfPG3a390A5cwOVnkwAEpSjWAdK2JSjYXu9YkenC1J0WvTQ9bfYAWiRE68k8NcJgWcyw0T7dqNTmq8IVpKvfgfrsBu8jZc675277trXepD/s1600/universo+digital.jpg
http://files.danielemarques.webnode.pt/200000030-ed5c9ee564/jornal%20gif.gif


October 12, 2016

Multimédia








Olá pessoal,
 Hoje iremos abordar o conceito de Multimédia ( unidade 2)
 é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação.






 Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto
No âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, multimédia refere-se a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. Os conteúdos multimédia estão associados normalmente a um computador pessoal que inclui suportes para grandes volumes de dados, os discos ópticos como os CDs e DVDs, abrange também nas ferramentas de informática a utilização de arquivos e/ou ficheiros digitais para a criação de apresentações empresariais, catálogos de produtos, exposição de eventos e para catálogos eletrónicos com mais facilidade e economia.

Encontrámos um vídeo/animação que de certa forma resume o que por nós foi dito.



webgrafia:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiI8ysm91xAfWB3MCidQiDjLrx0bIDWiZ1Ese9oawIHaf6Wdy12BXnjrFkdDJH2-obShyphenhyphendP-T-QCd3f9Qova2b0s-SW6y6YLxA7WIMFsV2DLKh6CUpRqGoM32rNrm4sJKSFpm8c6-jB8Nw/s1600/conceito-multimedia.png
http://conceito.de/multimedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
https://www.youtube.com/watch?v=Uvsl8qALDRw

October 10, 2016

Ergonomia


Olá pessoal, 

Ergonomia (este termo tem origem a partir do grego ergon, que significa “trabalho” e enomos, que significa “leis ou normas”
É a disciplina científica que estuda a relação entre o Homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração perfeita entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo. É também  a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos  a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. 
Fatores humanos (do inglês Human Factors) é um termo utilizado com o mesmo significado da ergonomia. Quando se fala em fatores humanos ou ergonomia, a sua aplicação abrange áreas como: aeronáutica, tecnologias de informação e comunicação, desenho de produtos adaptados ao ser humano, cuidados com a saúde física e mental, dentre outras áreas.


Regras básicas da Ergonomia:









  1. 2. Alternância Postural• O mobiliário ergonómico para informática deve possibilitar a alternância postural da coluna, dos membros superiores e inferiores.
  2. 3. Pés apoiados no chão• O uso diário de computadores é uma realidade, para favorecer a alternância da posição dos membros inferiores os pés devem estar apoiados no chão, podendo assim assumir posições diferentes. O conforto dos membros inferiores pode também ser complementado pelo descanso de pés.
  3. 4. Conforto accional e visual• Considerando as pessoas sentadas trabalhando com os pés apoiados no chão é necessário prever regulamentos de alturas independentes do ecrã e do teclado. O regulamento horizontal da superfície de apoio do ecrã torna-se necessária para satisfazer as zonas de conforto visual das pessoas, para favorecer a projecção do tronco para trás e igualmente do ecrã. O regulamento da altura do ecrã deve ter em consideração que borda superior do ecrã, esteja ao mesmo nível dos olhos do usuário e o plano do teclado á altura do cotovelo.
  4. 5. Apoio das mãos• O apoio das mãos durante o uso do teclado é importante, pois evita que o usuário force excessivamente o pulso.









Webgrafia:
http://www.crpg.pt/empresas/recursos/kitergonomia/Paginas/ergonomia.aspx
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
https://www.significados.com.br/ergonomia/
http://www.infomoveisnet.com.br/centro_dic as.htm

October 03, 2016

O nosso QR Code

Olá pessoal, 

Criámos um QR Code para o nosso blog, no contexto da atividade da ficha nº4.
Passamos agora a uma breve definição sobre este assunto:

O Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente scaneado usando a maioria dos smartphones equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URL, um número de telefone, uma localização com georreferência, um e-mail, um contato ou um SMS.

O Código QR indica o tipo de conteúdo que foi armazenado, por exemplo, se foi apenas um número, ou se foi uma frase. Para tanto o padrão estabelece diferentes modos de entrada no armazenamento.




                                                            



Se quiserem também experimentar fazer um QR Code podem aceder a estes links:

http://br.qr-code-generator.com/?PID=1154&kw=qr%20code&gclid=Cj0KEQjwg8i_BRCT9dHt5ZSGi90BEiQAItdjpCZLsy5QQ7Z5_DZOhAbsWXr4o9lXSD0ZNmbNxHd41FsaAr198P8HAQ
http://www.qrcode-monkey.com/#custom-image



webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR